Gustavo Lopes

Coluna do Gustavo Lopes

Veja todas as colunas

Olimpíadas de Tóquio já dão show no marketing

Japoneses utilizam com maestria os seus famosos animes e os videogames para promoverem os Jogos Olímpicos

09/01/2020 às 06:08

 

Enfim, a espera por mais uma edição dos Jogos Olímpicos de verão vai chegando ao fim. Após os inesquecíveis Jogos do Rio 2016, o maior evento esportivo do planeta desembarcará este ano em Tóquio.

Os Jogos nem começaram, mas os japoneses já têm dado um verdadeiro show nas estratégias de marketing para promover suas Olimpíadas.

Logo na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio, Tóquio se apresentou com grandes ícones da cultura pop como Super Mário e Pac-man.

Mais recentemente, a organização anunciou Goku, o famoso personagem da série “Dragon Ball”, como o mais novo embaixador dos Jogos.

Além disso, noticia-se que outros grandes personagens do anime japonês irão promover os Jogos sob o slogan “Ganbare Nippon” - algo como “Faça Seu Melhor, Japão!”. Estariam entre eles: Oliver Atom, Naruto, Crayon Shin-Chan, Shin Chan, Yo-kai Watch e Sailor Moon.

Assim, os japoneses utilizam com maestria os seus famosos animes e os videogames para promoverem os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A estratégia de utilizar os grandes ícones nacionais conhecidos no mundo para promoção dos Jogos também foi utilizada em Londres 2012 que teve na abertura das suas Olimpíadas menções ao James Bond (Agente 007), Peter Pan, Alice no País das Maravilhas e Mr. Bean.

O Rio, apesar de ter tido menções a Santos Dumont, bossa nova, Gisele Bündchen, Oscar Niemeyer e samba na abertura dos Jogos Olímpicos, não utilizou alguns dos grandes ícones brasileiros internacionais como Pelé, Ayrton Senna, Turma da Mônica, caipirinha ou Carmem Miranda para promover os jogos.

Pelé e Senna, aliás, são os dois brasileiros mais conhecidos do mundo e não tiveram qualquer menção ligada aos Jogos.

Ainda faltam sete meses para os Jogos Olímpicos de Tóquio, mas os japoneses já têm conseguido, dia após dia, atiçar a curiosidade e chamar todos os olhos do mundo para o Japão.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Campeonato Mineiro Coimbra x América

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Boliviano irá desembarcar em Belo Horizonte nesta terça-feira, às 11h30

    Acessar Link