Unimed Ago-Set Maxi Internas CPM

Notícias

Professores e estudantes protestam contra cortes na educação e reforma da Previdência

Por Redação, 13/08/2019 às 17:14
atualizado em: 13/08/2019 às 22:16

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Alessandra Mendes/ Itatiaia
Alessandra Mendes/ Itatiaia

Milhares de professores e estudantes manifestaram na tarde desta terça-feira, em Belo Horizonte, contra cortes feitos pelo governo federal na área da educação, contra a reforma da Previdência e o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

Os grupos saíram de diversos pontos da capital mineira, mas principalmente da Praça da Assembleia, no bairro Santo Agostinho, e seguiram em direção a Praça Sete, no Centro de BH, onde se concentraram.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 6 mil pessoas participaram do ato desta terça. Sindicatos e entidades organizadoras não divulgaram estimativa de público.  

Segundo a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes), Cristina Del Papa, os cortes dificultam o processo de ensino. Além disso, para ela, o cenário ficou pior com o “Future-se”, projeto lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em julho que planeja dar mais autonomia financeira às universidades e institutos federais  estimulando que as instituições captem recursos próprios para auxiliar na sua manutenção.

“Mais uma vez estamos aqui na rua pela defesa da educação. Nós sabemos que a educação, se a gente não tem, você não tem ciência, não tem tecnologia, não tem inovação e pior, você não tem desenvolvimento, porque a educação que faz um país desenvolver. O que o governo quer com esse projeto Future-se, que na verdade não tem futuro nenhum para ele, é privatizar as universidades."

Alguns manifestantes também fizeram reclamações contra o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e as propostas de privatização feitas pelo governo estadual. 

Em nota, a Secretaria de Educação de Minas Gerais informou que o regime de recuperação fiscal é fundamental para a retomada do equilíbrio econômico fiscal do estado. Os projetos ainda se encontram em elaboração para posterior envio a Assembleia Legislativa onde serão amplamente debatidos. Ainda de acordo com a Secretaria, esta terça é dia letivo na rede estadual e a adesão das unidades será acompanhada.  
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A adolescente Maria Paula Martins Vargas, de 13 anos, está desaparecida desde a madrugada deste sábado. Ela mora em Santa Rosa do Serra, no Alto Paranaíba. Quem tiver informaç...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    "Mais fogo em Angola e Congo do que na Amazônia.... e o Mícron não fala nada", afirmou.

    Acessar Link