Notícias

Passageiros relatam medo de quedas por portas abertas em ônibus; lotação é agravante

Por Redação , 24/07/2019 às 08:45
atualizado em: 24/07/2019 às 09:00

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
José Cruz/ Agência Brasil

Circular com as portas abertas entre ônibus metropolitanos é uma prática mais comum do que se imagina, segundo relatos de passageiros à Itatiaia. O caso de Danielle Lorraine, de 20 anos, que morreu após cair de um ônibus em movimento na última sexta-feira (19), em Vespasiano, na Grande BH, amedrontou usuários, principalmente os que embarcam em coletivos lotados e são obrigados a ficar perto da porta, por falta de espaço. 

Ouça a matéria com a repórter Edilene Lopes

“Para ser sincera, eu tenho até mania de sentar, porque os ônibus vão tão cheios. Mas com esse problema que aconteceu (com a Danielle) a gente fica até com receio de ficar perto da porta”, diz a passageira Célia Rodrigues. 

Nessa terça-feira (23), a reportagem da Itatiaia obteve informação que o ônibus de onde Danielle Lorraine caiu não tinha freio de portas, que poderia ter evitado o acidente. Com o dispositivo, as portas só abrem se o ônibus estiver parado. 

Muitos passageiros, no entanto, relatam dúvidas sobre o funcionamento do item que é obrigatório. “Eu não sei se algum ônibus tem esse freio de portas. Eu já presenciei várias vezes o motorista trafegar com a porta aberta. Ou ele arranca e depois que a porta fecha. Isso acontece direto”, diz uma usuária. 

Marta Gomes de Faria também expõe o mesmo problema e é categórica ao dizer: “Acontece várias vezes. Eu não fico perto da porta, porque a gente não sabe, né?”.

De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG), a ABNT define que todos os ônibus coletivos devem ter freio de portas. Segundo o órgão, na vistoria, todos os ônibus devem seguir as recomendações. Se forem constatados veículos fora dessas condições, as empresas e consórcios responsáveis serão notificados e deverão restabelecer o sistema de segurança.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador afirmou não guardar mágoa do Cruzeiro e disse que tem amigos no clube celeste.

    Acessar Link